“O ensino à distância agrava as desigualdades”

“O ensino à distância agrava as desigualdades”

17 de Maio, 2020 0

Testemunhos de professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.

“O risco de o ensino à distância poder agravar as desigualdades comprova-se. É por exemplo o caso de se mandar um teste com grande nível de dificuldade para uma turma realizar em casa: se uma pessoa tiver o pai ou mãe professora dessa disciplina: ou se o aluno tiver explicações que pode pagar: trata-se de uma subtil e insuportável injustiça. É necessário que o ministério intervenha”. Este é o testemunho de um professor do 3º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Secundária D. João II, Setúbal.
Alguns docentes enviaram-nos opiniões mais otimistas, mas que mesmo assim denotam dificuldades. É o caso do testemunho de uma professora do 3º Ciclo do Ensino Básico do distrito de Lisboa que considera que “esta é uma situação transitória e qualquer resposta trará problemas, não havendo “uma solução perfeita!”: “Esta tem sido uma fase de grande adaptação e de trabalho muito intensivo, quer para alunos, quer para docentes. O Ensino a Distância obrigou à utilização de novas plataformas num curto espaço tempo e a uma grande dedicação por parte dos professores. Em relação aos alunos, a ideia que nos transmitem é que estão a trabalhar muito mais, comparativamente ao ensino presencial. Esta experiência tem sido bastante desgastante, mas ao mesmo tempo, muito interessante e enriquecedora.”
O certo é que as professoras e os professores procuram dar o seu melhor, como testemunha um professor de Educação Física no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico: “Neste momento continuamos a dar o apoio possível aos alunos e tento da minha área (Educação Física) fazer alguns planos de aula para que as crianças se mantenham activas mas nesta área é muito difícil fazer algo mais pois o movimento necessita de espaço e nem todos os alunos o tem”. Esperando que “quando melhorar esta pandemia talvez possamos [retomar atividade] ao ar livre e com as medidas preventivas de afastamento”, incluindo outros espaços externos “campo, praia, jardim amplo, enfim todos os locais ao ar livre”.

foto de flickr.com/henrybloomfield