“Temos que assumir que este ano lectivo acabou”
Testemunho de diretora de turma do 2º Ciclo.
Uma diretora de turma da região Centro partilhou connosco a preocupação com o lecionamento de novos conteúdos e com o excesso de materiais, por via digital ou fotocópias para quem não tem computador ou internet.
À falta de diretivas do Ministério da Educação, é muito frequente que se procure reproduzir à distância o contexto de aula. Isso leva a um volume de materiais para estudar que não é compatível com o acompanhamento à distância. Invadindo, dessa forma, a vida familiar, causando stress e ansiedade às alunas e aos alunos. Este excesso de trabalho obriga as famílias, com graus muito diferenciados de formação, a ter de acompanhar durante horas as alunas e os alunos no estudo desses materiais intermináveis.
A referida professora tem a seguinte opinião sobre o terceiro período: “Temos que assumir que este ano lectivo acabou e que deveríamos apenas estar a trabalhar no sentido de manter os nossos alunos e alunas interessados/as em aprender sem os stressar e nunca avaliar quantitativamente. Temos que ter consciência que não podemos programar como vai ser o próximo ano devido a que esta pandemia não tem prazo para acabar e, apesar de eu considerar que não podemos estar fechados/as e que a vida “normal” tem que continuar, temos que colocar a saúde em primeiro lugar”.