“A avaliação deve basear-se apenas nas aulas que foram presenciais”

“A avaliação deve basear-se apenas nas aulas que foram presenciais”

29 de Maio, 2020 1

Testemunho e propostas de Encarregada de Educação e Professora 3º Ciclo e do Ensino Secundário.

Preocupações:

– Relativamente à atribuição de níveis no terceiro período, não é possível avaliar discentes quando o acesso à escolaridade não é igual para todos e todas;

– Diversidade de plataformas informáticas (cada escola escolhe a sua) e dificuldades por parte dos alunos em aceder e manusear algumas delas;

– Preocupação com os alunos de 10.º e 11.º anos que irão ter exames nacionais (particularmente, Português e Matemática) nos próximos dois anos e com a forma ligeira como este problema está a ser encarado;

– Excesso de burocracia (grelhas, sumários, planos semanais…) e ausência de horário de trabalho e desrespeito pelo período de descanso dos docentes.

Propostas e soluções:

– A atribuição de níveis deve basear-se apenas no período em que as aulas foram presenciais.

– Criar uma plataforma única para o próximo ano letivo e dar formação aos docentes e discentes antes da sua implementação.

– Criar uma bolsa de professores/explicadores e possibilitar aos alunos com parcos recursos o acesso a explicações gratuitas on-line.

– Simplificar os documentos de controlo do trabalho dos docentes porque é disso que se trata e respeitar o período de descanso destes profissionais.

foto de flickr.com/Mark Bonica