“A avaliação deve basear-se apenas nas aulas que foram presenciais”
Testemunho e propostas de Encarregada de Educação e Professora 3º Ciclo e do Ensino Secundário.
Preocupações:
– Relativamente à atribuição de níveis no terceiro período, não é possível avaliar discentes quando o acesso à escolaridade não é igual para todos e todas;
– Diversidade de plataformas informáticas (cada escola escolhe a sua) e dificuldades por parte dos alunos em aceder e manusear algumas delas;
– Preocupação com os alunos de 10.º e 11.º anos que irão ter exames nacionais (particularmente, Português e Matemática) nos próximos dois anos e com a forma ligeira como este problema está a ser encarado;
– Excesso de burocracia (grelhas, sumários, planos semanais…) e ausência de horário de trabalho e desrespeito pelo período de descanso dos docentes.
Propostas e soluções:
– A atribuição de níveis deve basear-se apenas no período em que as aulas foram presenciais.
– Criar uma plataforma única para o próximo ano letivo e dar formação aos docentes e discentes antes da sua implementação.
– Criar uma bolsa de professores/explicadores e possibilitar aos alunos com parcos recursos o acesso a explicações gratuitas on-line.
– Simplificar os documentos de controlo do trabalho dos docentes porque é disso que se trata e respeitar o período de descanso destes profissionais.