“Fiquei indignado o facto de me ser solicitado gravar as aulas”

“Fiquei indignado o facto de me ser solicitado gravar as aulas”

15 de Junho, 2020 0

Testemunho e propostas de Professor de Educação Física no Ensino Profissional.

Sou Professor de Educação Física e na minha escola foi implementada a obrigatoriedade das aulas serem todas síncronas. Para os alunos torna-se uma violência estarem o dia todo à frente do computador, com horários similares aos das aulas presenciais. Que já de si eram bastante extensos.

Para mim, como Professor e Pai solteiro de uma menina de 4 anos tornou-se uma ansiedade procurar responder a esta obrigação (com mais de 12 turmas e 260 alunos), não descurando a minha filha, “abandonando-a”. Porque é disso que se trata se tivesse de cumprir à risca as obrigações da escola. Fiquei indignado também com o facto de me ser solicitado gravar as aulas, como forma de controlo que as mesmas estariam a ser dadas.

Muito mais autonomia deveria ser dado aos Professores e a obrigatoriedade dos directores das escolas permitirem a totalidade das aulas síncronas não deveria sequer ser hipótese. A gestão da realidade familiar, as competências pedagógicas e tecnológicas de cada professor são diferentes e, como tal, uma resposta flexível por parte dos professores deveria ser permitida e incentivada. Não deveria ser sequer ser permitido que os alunos tivessem a totalidade das aulas síncronas. Muito violento e para “inglês ver”.

Propostas e soluções: A Educação Física nas escolas deveria ser reforçada nestes tempos e pouco se fala disso. A possibilidade de brincar na rua diminuiu mais ainda, assim como a possibilidade de praticar actividade física e desporto fora da escola. Exige-se um reforço desta disciplina na escola. Por motivos de saúde física e mental.

Fotografia de flickr.com/Michael Scialdone